Em geral, as crianças parecem providas de uma energia aparentemente infinita, e de uma curiosidade que por vezes, parece querer absorver o Mundo num instante.
Naturalmente, os pais querem dar-lhes as asas que necessitam para experienciar boas vivências ao máximo e alimentar a sede de experimentar, sentir e conhecer.
Durante o período letivo, por vezes existem estímulos em excesso com as aulas, os trabalhos de casa, as atividades extracurriculares (ex., desporto, música, inglês, etc.) e não sobra muito tempo para desfrutar em família.
Deste modo, as férias de Verão em família proporcionam a oportunidade de promover o bonding entre os elementos da família e de criar recordações para uma vida inteira.
No entanto, nem sempre é fácil saber o que fazer com o tempo disponível, por exemplo, no compasso de espera entre o almoço e os mergulhos na água, ou nos serões de Verão em pode ser tarde para os mais novos irem brincar lá para fora, mas cedo para terem sono e irem para a cama.
Nestas ocasiões, o website Pumpkin pode ser um aliado quando sugere o que considera ser as melhores apps para crianças para “promover o desenvolvimento dos miúdos e para passarem bons momentos em família”. Esta plataforma que se apresenta como destinada a facilitar a vida das famílias em Portugal, defende o equilíbrio no que diz respeito às tecnologias digitais, que devem ser usadas apenas em tempos de compassos de espera para não viciar os mais jovens. Além disso, ressalva que a divisão etária que propõem relativamente a estas apps, é apenas indicativa e que deve ser reavaliada por quem melhor conhece as crianças – os seus pais. A maioria das sugestões são gratuitas, embora os pais devam verificar as especificações de cada aplicação.

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt