A metodologia do projeto bYou dividiu-se em cinco tarefas. A quarta relacionou-se com as expressões de crianças e jovens através de meios de comunicação escolares e previa a realização de entrevistas a alunos e professores envolvidos em jornais, rádios ou televisões escolares de todo o país.
Este trabalho foi feito entre maio de 2023 e junho de 2024 e o primeiro resultado desta tarefa – um documentário de 47 minutos – foi agora divulgado e pode ser visto no canal de YouTube do bYou, AQUI.
Intitulado Media Escolares – Vozes em Ação, o documentário realizado por Sara Pereira, Daniel Brandão e Joana Fillol, com edição de Manuel Pedro Gil e Rafael Lopes, da Lighthouse Studios, debruça-se sobre o trabalho de nove jornais, duas rádios e uma televisão escolar de 12 agrupamentos de escolas de norte a sul do país e ilhas.
Os meios de comunicação escolares ouvidos para este trabalho foram o Jornal Sinopse (Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) , o Jornal Escrita Irrequieta (A.E. da Branca, Albergaria-a-Velha), a TV na Maior (A.E. de Santa Maria Maior, Viana do Castelo), o Jornal Comunica (A.E. do Freixo, Ponte de Lima), o Jornal Patrício’s News (A.E. Manuel Ferreira Patrício, Évora), a Rádio Vale do Tamel (A.E. Vale do Tamel, Barcelos), o Jornal com Pinta (Centro Educativo dos Olivais, Coimbra), o Jornal Margem Certa (Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada), a Rádio Impacto (Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis), o Jornal Leia FF (Escola Secundária Francisco Franco, Madeira), o Jornal Newsletter O Lyceu (Escola Secundária Jaime Moniz, Madeira) e o Jornal Se Bem nos Lembramos (E.S. Vitorino Nemésio, Ilha Terceira, Açores).
Além dos atores diretamente envolvidos nestes media escolares foram, ainda, ouvidas as coordenadoras do projeto Público na Escola, Bárbara Simões e Luísa Gonçalves, que ajudam a traçar um panorama do jornalismo escolar, neste momento, em Portugal.
Do contacto com os atores no terreno irão resultar, ainda, artigos científicos, um livro (já encaminhado para impressão) que pretende ser um apoio para quem pretenda melhorar ou criar meios de comunicação escolares e comunicações em congressos.
Fotografia: Daniel Brandão/bYou