Colaboradores

MILENE DOS SANTOS FIGUEIREDO

Estudante no doutoramento em Ciências da Comunicação da UMinho

Graduada em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Educação Pré- Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria, concluída em 2004 e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005-2007). Atuou como professora e Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo/Centro de Educação/UFSM no período de 2007/2008. Também atuou como professora substituta do departamento de Metodologia do Ensino CE/UFSM no período de 2005/2007. Trabalhou como professora de Educação Infantil pela prefeitura de Parnamirim/RN no Centro Infantil Romana Santiago, e, atualmente, é professora do Núcleo de Educação da Infância NEI/UFRN. Coordenou o projeto de extensão “Práticas cineclubistas na escola da infância”, financiado pela PROEX/UFRN, no período de 2017 a 2020. Atualmente realiza doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho/Braga/Portugal desenvolvendo a pesquisa intitulada “Formação de públicos de cinema na infância: estudo do papel dos cineclubes em Portugal e no Brasil”, sob a orientação de Sara Pereira/UMinho/PT e co-orientação de Monica Fantin/UFSC/Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental, desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão voltados a área de media-educação com ênfase na relação entre infâncias, cinema e educação.

pedro moura

Estudante no doutoramento em Ciências da Comunicação da UMinho

Pedro Moura é doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Tem como principais áreas de investigação os estudos de recepção, o fandom, as narrativas transmediáticas e a educação e literacia para os media. É também colaborador do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia do CECS.

ANITA PIMENTA

Estudante no mestrado em Ciências da Comunicação: Audiovisual e Multimédia

Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade do Aveiro e a frequentar o segundo ano de Mestrado em Ciências da Comunicação na área do Audiovisual e Multimédia pela Universidade do Minho. Durante o seu percurso académico realizou alguns projetos audiovisuais e no no futuro pretende dar voz às pessoas e mostrar a sua visão do mundo através das imagens.” Faz parte da equipa de investigação do projeto bYou e o seu tema de investigação de Mestrado insere-se na literacia visual, onde vai trabalhar com a Escola Secundária de Santa Maria Maior.

CAROLINA CORREIA

Estudante no mestrado em Design Digital do IPCA

Licenciada em Comunicação Audiovisual e Multimédia, pela Universidade Lusófona do Porto, é atualmente mestranda em Design Digital no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. No âmbito do mestrado, está a desenvolver o projeto intitulado “bYou: Design de uma plataforma participativa para jovens entre os 11 e os 18 anos”, que tem como objetivo estudar o desenvolvimento de uma plataforma participativa para jovens e fornecer uma ferramenta digital que permita e estimule a comunicação e a expressão livre, e eduque os jovens em termos de literacia mediática, de forma multidisciplinar. Profissionalmente atua como Designer e Comunicadora Digital, com foco na criação de Produtos Digitais e Experiências de Utilização.

MARIA DANIELA

Estudante no mestrado em Ciências da Comunicação: Audiovisual e Multimédia

Licenciada em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em 2020, é atualmente mestranda em Ciências da Comunicação: Audiovisual e Multimédia na Universidade do Minho. Integrada no projeto de investigação “bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, a sua dissertação de mestrado tem como tema “Literacia sonora entre estudantes do 3ºCiclo e Ensino Secundário: um estudo de caso”. A investigação da sua dissertação tem como objetivo compreender qual o papel do som no envolvimento entre os jovens e os media escolares, capacitar os estudantes na captação, edição e criação de composições sonoras e estimular uma participação mais ativa na rádio escolar. As suas maiores áreas de interesse são o Design Gráfico, Fotografia e Sonoplastia.

NÁDIA ALMEIDA

Mestre em Design Digital do IPCA

Licenciada em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em 2020, é também mestre em Design Digital na mesma instituição. A sua dissertação de mestrado tem como tema “Estratégias e Ferramentas de Design Interativo e Participativo: um estudo de websites para jovens” e está integrada no projeto de investigação “bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”. A investigação da sua dissertação tem como objetivo averiguar que componentes e características do design de interfaces e de interação os jovens se identificam mais de modo a tornar a sua experiência mais fácil, eficiente, atrativa e, consequentemente, incentive o seu envolvimento e participação na discussão sobre as suas práticas, influência dos media e experiências no ambiente mediático.

Foi designer de interfaces na Willbe Collective e, atualmente, é designer na Cooplecnorte, sendo responsável pela comunicação nos estabelecimentos E.Leclerc e colaboradora na vertente da comunicação digital.

No seu campo de trabalho e de interesse integram o Design de Interfaces, Experiência do Utilizador, Comunicação digital e Design Gráfico.

Turma do 3.º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho

2021/2022

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt