Estudante no doutoramento em Ciências da Comunicação da UMinho
Joana Fillol é estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação, ao abrigo de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde tem investigado temas relacionados com as crianças, os jovens, as notícias e a Literacia Mediática. Nesta área, é colaboradora permanente do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia – e coautora do programa Ouvido Crítico, na Antena 1. Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, trabalhou vários anos na imprensa escrita, participou em dois livros sobre dois símbolos da cidade do Porto (o Metro e a RTP) e, em 2015, fundou um sítio de informação noticiosa para crianças e jovens, o Jornalíssimo, que teve uma rubrica semanal no Jornal 2 da televisão pública.
Estudante no doutoramento em Ciências da Comunicação da UMinho
Graduada em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Educação Pré- Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria, concluída em 2004 e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005-2007). Atuou como professora e Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo/Centro de Educação/UFSM no período de 2007/2008. Também atuou como professora substituta do departamento de Metodologia do Ensino CE/UFSM no período de 2005/2007. Trabalhou como professora de Educação Infantil pela prefeitura de Parnamirim/RN no Centro Infantil Romana Santiago, e, atualmente, é professora do Núcleo de Educação da Infância NEI/UFRN. Coordenou o projeto de extensão “Práticas cineclubistas na escola da infância”, financiado pela PROEX/UFRN, no período de 2017 a 2020. Atualmente realiza doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho/Braga/Portugal desenvolvendo a pesquisa intitulada “Formação de públicos de cinema na infância: estudo do papel dos cineclubes em Portugal e no Brasil”, sob a orientação de Sara Pereira/UMinho/PT e co-orientação de Monica Fantin/UFSC/Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental, desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão voltados a área de media-educação com ênfase na relação entre infâncias, cinema e educação.
Estudante no mestrado em Ciências da Comunicação: Audiovisual e Multimédia
Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade do Aveiro e a frequentar o segundo ano de Mestrado em Ciências da Comunicação na área do Audiovisual e Multimédia pela Universidade do Minho. Durante o seu percurso académico realizou alguns projetos audiovisuais e no no futuro pretende dar voz às pessoas e mostrar a sua visão do mundo através das imagens.” Faz parte da equipa de investigação do projeto bYou e o seu tema de investigação de Mestrado insere-se na literacia visual, onde vai trabalhar com a Escola Secundária de Santa Maria Maior.
Estudante no mestrado em Design Digital do IPCA
Licenciada em Comunicação Audiovisual e Multimédia, pela Universidade Lusófona do Porto, é atualmente mestranda em Design Digital no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. No âmbito do mestrado, está a desenvolver o projeto intitulado “bYou: Design de uma plataforma participativa para jovens entre os 11 e os 18 anos”, que tem como objetivo estudar o desenvolvimento de uma plataforma participativa para jovens e fornecer uma ferramenta digital que permita e estimule a comunicação e a expressão livre, e eduque os jovens em termos de literacia mediática, de forma multidisciplinar. Profissionalmente atua como Designer e Comunicadora Digital, com foco na criação de Produtos Digitais e Experiências de Utilização.
Estudante no mestrado em Ciências da Comunicação: Audiovisual e Multimédia
Licenciada em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em 2020, é atualmente mestranda em Ciências da Comunicação: Audiovisual e Multimédia na Universidade do Minho. Integrada no projeto de investigação “bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, a sua dissertação de mestrado tem como tema “Literacia sonora entre estudantes do 3ºCiclo e Ensino Secundário: um estudo de caso”. A investigação da sua dissertação tem como objetivo compreender qual o papel do som no envolvimento entre os jovens e os media escolares, capacitar os estudantes na captação, edição e criação de composições sonoras e estimular uma participação mais ativa na rádio escolar. As suas maiores áreas de interesse são o Design Gráfico, Fotografia e Sonoplastia.
Mestre em Design Digital do IPCA
Licenciada em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em 2020, é também mestre em Design Digital na mesma instituição. A sua dissertação de mestrado tem como tema “Estratégias e Ferramentas de Design Interativo e Participativo: um estudo de websites para jovens” e está integrada no projeto de investigação “bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”. A investigação da sua dissertação tem como objetivo averiguar que componentes e características do design de interfaces e de interação os jovens se identificam mais de modo a tornar a sua experiência mais fácil, eficiente, atrativa e, consequentemente, incentive o seu envolvimento e participação na discussão sobre as suas práticas, influência dos media e experiências no ambiente mediático.
Foi designer de interfaces na Willbe Collective e, atualmente, é designer na Cooplecnorte, sendo responsável pela comunicação nos estabelecimentos E.Leclerc e colaboradora na vertente da comunicação digital.
No seu campo de trabalho e de interesse integram o Design de Interfaces, Experiência do Utilizador, Comunicação digital e Design Gráfico.
2021/2022
Mais informarções em byou@ics.uminho.pt