Aluna da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Ilha Terceira.
Natural do Porto, residente na Praia da Vitória, ilha Terceira, é estudante da área de Ciências Socioeconómicas na Escola Secundária Vitorino Nemésio. Tem 17 anos. Entre 2021 e 2023 foi a coordenadora do jornal escolar Se Bem nos Lembramos, quando foi premiado com o 2.° (duas vezes) e 1.° lugar a nível nacional pelo jornal Público. Vencedora das Olimpíadas da Geografia em 2023, finalista das Olimpíadas da Economia em 2024 e deputada na fase nacional do Parlamento dos Jovens por três vezes, pretende prosseguir estudos na área de Ciência Política, para além da sua paixão por Filosofia e Literatura. Atualmente, é presidente da Associação de Estudantes. Violoncelista, leitora ávida e poetisa amadora.
Professor no Agrupamento de Escolas do Freixo, Ponte de Lima.
Licenciado em Ensino de Português-Inglês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1991. Coordenador de diversos projetos e clubes escolares, dinamiza atualmente o Clube de Comunicação da AEFreixo, em particular o projeto do jornal digital Comunica, vencedor do prémio para o melhor jornal escolar no concurso Público na Escola.
Desenvolve conteúdos na área da Literacia Digital e do Empreendedorismo, sendo colaborador regular nas Partilhas da ERTE/DGE e na divulgação dos Laboratórios de Educação Digital LED.
Jornalista, Projeto Público na Escola.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Reúne vasta experiência como editora de temas de Educação no PÚBLICO, cuja redação integrou desde o início, e no “Expresso”.
É, desde 2019, coordenadora do PÚBLICO na Escola, um projeto de literacia mediática do jornal PÚBLICO desde a sua fundação, há 35 anos. Nessa qualidade dedica-se também ao projeto TRUE, que no ano letivo de 2023-24 disponibilizou uma plataforma gratuita, permitindo a professores e alunos dos ensinos básico e secundário criar ou reformular os seus jornais escolares.
Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Sta Maria Maior, Viana do Castelo.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta. Professora de Inglês desde 1997. Desempenha funções de Professora Bibliotecária na Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, desde 2009.
Enquanto professora bibliotecária, tem investido em projetos de continuidade que permitem desenvolver nos alunos as competências associadas à literacia da leitura, da informação e dos media. O seu trabalho tem sido muito reconhecido e apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito dos seus programas de candidatura. Em 2023, este reconhecimento traduziu-se na atribuição do Prémio Professor Bibliotecário, tendo o júri destacado os seus projetos de promoção da literacia dos media, nomeadamente os projetos (DES)LIGA-TE: Aprende com os media! e TV na Maior.
Professora Catedrática na Universidade Nova de Lisboa.
Doutorada em Ciências da Comunicação e fez provas de agregação em Estudos dos Media e do Jornalismo. É professora catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora principal do Instituto de Comunicação da NOVA. Tem investigado a relação entre as crianças e os media, incluindo mediações familiares, da escola e de pares. É membro da direção da rede europeia EU Kids Online e do projeto ySKILLS. Foi vice-presidente da secção de Audiência e Receção e do grupo de trabalho em Crianças, Jovens e Media, da European Communication Research and Education Association. Entre as suas publicações mais recentes, estão o livro Digital Parenting: The Challenges for Families in the Digital Age e o Nós na Rede. Ambientes Digitais de Crianças e Jovens.
Professor Auxiliar na Universidade do Minho e Co-coordenador do projeto bYou.
Licenciado em design de comunicação, mestre em arte multimédia e doutorado em media digitais pela Universidade do Porto. É professor auxiliar na Universidade do Minho e investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. É investigador corresponsável do projeto bYou: Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media. É ainda um dos coordenadores do Citadocs, um projeto de realização colaborativa de minidocumentários, nascido no Futureplaces Medialab for Citizenship. Anteriormente, tabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves, com a qual colaborou durante seis anos.
Aluno da Universidade NOVA, Lisboa.
Vive atualmente em Lisboa, tem 18 anos e frequenta o 1º ano da licenciatura em Economia na Nova SBE (School of Business and Economics), em Carcavelos. Tem um 1 irmão mais velho (20 anos).
Os seus interesses centram-se na Economia, Política, Sustentabilidade Ambiental e Música. Toca violino, gosta de jogar ténis e praticar outros desportos; gosta e anda frequentemente de bicicleta, gosta muito de discutir política, filosofia, economia e sustentabilidade ambiental.
Filme favorito: O Bom Rebelde
Série Favorita: Dr. House
Estudante e investigadora na Universidade do Minho.
Jornalista, é atualmente estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação, ao abrigo de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde tem investigado temas relacionados com as crianças, os jovens, as notícias e a Literacia Mediática. Nesta área, é colaboradora permanente do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia – e coautora do programa Ouvido Crítico, na Antena 1. Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, trabalhou vários anos na imprensa escrita, participou em dois livros sobre dois símbolos da cidade do Porto (o Metro e a RTP) e, em 2015, fundou um sítio de informação noticiosa para crianças e jovens, o Jornalíssimo, que teve uma rubrica semanal no Jornal 2 da televisão pública.
Advogado e investigador, ligado a vários projetos culturais, jornalísticos e de cidadania.
Advogado, especializado em matérias de tecnologia como privacidade, plataformas digitais, tecnologia blockchain e liberdade de expressão, com mestrado na New York University em Direito da Inovação e Informação, e está actualmente a fazer doutoramento na área da desinformação em saúde, no Imperial College of London. Colaborou com a Organização Mundial de Saúde em projectos na área da desinformação e comunicação digital e é co-fundador de projectos como o jornal Mensagem de Lisboa, a plataforma 100 Oportunidades e Os Truques da Imprensa Portuguesa. Escreveu o livro infantil “A Carta ao Cavaleiro de Nada”, sobre Fernando Pessoa, incluído no Plano Nacional de Leitura. Desempenha atualmente funções como administrador da Fundação Eça de Queirós.
Psicólogo clínico, exerce atividade em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e videojogos.
Formado em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, seguiu o seu percurso formativo na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, onde realizou pós graduação em psicoterapia com crianças e adolescentes e onde atualmente é formador e supervisor clínico.
Foi coordenador do Projeto iCare, desenvolvido pelo PIN - Partners in Neuroscience, com objetivos de criação e implementação de estratégias de acompanhamento à distância.
Atualmente coordenador do núcleo de intervenção no comportamento online no PIN - Partners in Neuroscience, onde exerce psicologia clínica em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e videojogos.
Membro do grupo do Pin Technology dedicado ao desenvolvimento de tecnologias e software para a prática clínica.
Professor na Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada.
Com formação em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses, é professor de Português no Ensino Secundário. Para lá da teimosia em escrever sem Acordo Ortográfico (excepto para os alunos, claro) e de esporádicas experiências no âmbito do jornalismo regional e nacional, tenho dinamizado desde os anos noventa projectos relacionados com a educação para os media, desde a criação e coordenação de jornais escolares, como o Mar da Palha (da sua anterior escola) e o Margem Certa, recentes vencedores do Concurso Nacional de Jornais Escolares, até outras iniciativas, em particular na área do jornalismo escolar digital. Julga cada vez mais premente e necessário um empenho que incentive a participação dos jovens na criação e produção mediática, concretizada com uma leitura crítica do local e do global, porque aprender é conhecer, é fazer, para poder ser e querer uma cidadania consciente e autónoma.
Professor Catedrático Aposentado da Universidade do Minho.
Doutorado em ciências da comunicação. É professor catedrático aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Dedicou-se aos estudos jornalísticos, sociologia da comunicação e dos media, literacia mediática e estudos das culturas populares tradicionais. É cocoordenador do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia. Regressou como voluntário ao jornalismo no jornal digital SeteMargens.com.
Professor Associado com Agregação Aposentado da Universidade do Minho.
Doutorado em estudos da criança e fez as suas provas de agregação na área da sociologia da infância. É professor associado com agregação aposentado do Instituto de Educação da Universidade do Minho e professor visitante em várias universidades brasileiras e francesas. Foi diretor do Mestrado em Estudos da Criança e do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, tendo dirigido e participado em projetos de investigação com financiamento nacional e internacional. É membro fundador do laboratório colaborativo ProChild CoLAB, membro da Comissão Técnica para a Monitorização e o Acompanhamento da Estratégia Nacional dos Direitos da Criança e do Fórum Consultivo da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. Foi membro do Conselho Nacional da Educação.
Professora no Agrupamento de Escolas de Branca, Albergaria-a-Velha.
Enquanto coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas de Branca, tem vindo a desenvolver vários projetos no âmbito da Educação para os Média. Destaca-se o projeto apoiado pela RBE "Saber na Pont@ dos Dedos" (2018) que pretendia melhorar os níveis de literacia mediática, digital e da informação dos alunos e dotá-los de conhecimentos que os capacitasse para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. Em 2021, desenvolveu o projeto "Oficin@s de Comunicar", com sessões intituladas "A Voz do Jovem Cidadão" para debater temas de Cidadania e posterior gravação de podcasts. Está envolvida no projeto "Proliteracias, Media e Informação com a Biblioteca Escolar", tendo o agrupamento sido um das 10 escolas apoiadas pela RBE. Com este projeto, criou o Clube de Informação e Jornalismo da escola, onde se debatem temas do Referencial de Educação para os Media e se criam os textos jornalísticos que integram o jornal escolar Escrita Irrequieta. Faz parte da equipa do jornal escolar desde o ano letivo 2013/2014.
Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, vertente Inglês e Alemão, pela UTAD. Pós-Graduação em Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa. Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta.
Professora do 3º ciclo e Ensino Secundário desde 1992 na Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira. Formadora na área da leitura e das bibliotecas escolares.
Desempenha funções de Coordenadora Interconcelhia no distrito de Viana do Castelo, desde 2007. Atualmente, integra a equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.
Escreve, sobretudo para o público infantojuvenil, e é mãe de três filhas.
Livros publicados: Episódios da vida de um jovem gato (2014); Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura (2015); Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas (2015); Diário de Ana Joana: 13 anos e 30 moinhos de vento (2018); Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas (2018); Volta ao mundo na mota do meu pai (2019). José Rodrigues: o artista desassossegado (2020): O ninho da cotovia (2024).
Professora Associada com Agregação da Universidade do Minho e Coordenadora do Projeto bYou.
Doutorada em estudos da criança, especialização de educação para os media, pela Universidade do Minho, realizou provas de agregação em ciências da comunicação em 2020. É professora associada com agregação do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Tem coordenado vários projetos nacionais e europeus e é autora de diversas publicações. Atualmente é investigadora responsável do projeto bYou: Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media. É cocoordenadora do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia.
Consultora sobre leitura, bibliotecas e políticas públicas de leitura.
Licenciada em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi, entre 2017 e 2022, comissária do Plano Nacional de Leitura. Considerada a grande mentora do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, foi coordenadora do mesmo entre 1996 e 2013, período durante o qual se criaram condições para que a função de professor bibliotecário fosse elevada a categoria profissional e se multiplicaram as bibliotecas escolares. Teve um importante papel no lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Foi técnica do Instituto Português do Livro durante 25 anos, tendo estado envolvida na definição dos princípios da política nacional de leitura pública, que resultou na Rede de Bibliotecas Municipais. Foi, ainda, vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.
14 horas e 30 minutos é a média de tempo que 1131 crianças e jovens de 26 agrupamentos de escolas de Portugal, com idades entre os 11 e os 19 anos, dizem gastar em atividades relacionadas com os media num dia de semana ‘normal’, sendo a dependência do telemóvel reconhecida por uma parte significativa desta amostra. Estes são números obtidos pelo projeto bYou – Estudo das vivências e expressões dos jovens sobre os media, financiado pela FCT. Se o consumo mediático aponta para vidas ligadas aos ecrãs, a dimensão da expressão e da participação remete para um público mais desligado e menos envolvido. É a partir destes dados que lançamos o mote para o Congresso byou: “crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?”. Tendo como ponto de partida os resultados obtidos, queremos compreender como são tecidos os seus quotidianos com os media; analisar as suas práticas de expressão e de participação; e identificar os assuntos que os ligam e os que os desligam, dos ecrãs e do mundo. Na senda do que diz o filósofo francês Paul Virilio (2020), este Congresso será uma oportunidade para se debater se “já não estamos a olhar para as estrelas, mas para os ecrãs”.
O Congresso bYou aceita propostas que discutam resultados de estudos ou práticas pedagógicas que envolvam media, crianças e jovens até aos 18 anos, em torno dos seguintes temas:
– Práticas mediáticas (Internet, redes sociais, cinema e audiovisual, consumo de informação e notícias…);
– Papel e importância dos media na vida quotidiana;
– Bem-estar e media;
– Direitos das crianças e media;
– Participação e expressão nos e através dos media;
– Criação e produção sobre, com e para crianças e jovens;
– Produções mediáticas para crianças e jovens;
– Meios de comunicação escolares;
– Literacia mediática;
– Metodologias de investigação com crianças e jovens;
– Outros temas que sejam relevantes no âmbito da temática do congresso.
ATÉ 30 DE SETEMBRO!
>> NOVA DATA: 10 de OUTUBRO!
Comunicação de resultados: até 31 de outubro.
NOTAS:
Assistir (público em geral, escolas parceiras, estudantes e membros da Comissão Científica): 30€
Apresentação de comunicação/poster: 50€
Apresentação de comunicação (estudantes licenciatura, mestrado ou doutoramento*, membros de escola parceira do projeto** e membros da Comissão Científica): 25€
Assistir (público em geral, escolas parceiras, estudantes e membros da Comissão Científica): 20€
Apresentação de comunicação/poster: 75€
Apresentação de comunicação (estudantes licenciatura, mestrado ou doutoramento*, membros de escola parceira do projeto** e membros da Comissão Científica): 35€
Assistir (público em geral, escolas parceiras, estudantes e membros da Comissão Científica): 30€
(*) Mediante comprovativo atualizado de inscrição no curso;
(**) Mediante comprovativo da escola parceira (ver lista)
Notas:
Deve estar registado pelo menos um autor para cada artigo aceite.
O registo de um autor é válido apenas para um trabalho. Deve estar registado um autor diferente para cada trabalho adicional.
O Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) acreditou o “Congresso bYou — Crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?” na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO (12h).
A acreditação é válida para Educadores e Professores dos Ensino Básico e Secundário (de todos os grupos de docência).
Para a obtenção dos créditos, os professores devem elaborar um Relatório Individual de reflexão crítica, com base nas sessões em que irão participar ao longo dos dois dias do Congresso, que contemple:
Caso um professor apresente comunicação nas sessões paralelas, a entrega do texto completo substitui os elementos previstos nos pontos 1 e 2. Neste caso, deve ser entregue apenas o elemento previsto na alínea 3. Se o professor entregar apenas o PPT, ou equivalente, da sua apresentação, este elemento substitui o elemento previsto no ponto 2. Neste caso, devem ser entregues os elementos previstos nas alíneas 1 e 3.
O Relatório deverá ter um mínimo de 4 e um máximo de 8 páginas (Calibri, ou equivalente, tamanho 12, espaçamento 1,5). Deve ser entregue em formato digital até ao dia 10 de março, para o email: byou@ics.uminho.pt
Para a avaliação final será usada uma escala de 0 a 10 valores. Prevê-se a publicação dos resultados em finais de abril de 2024.
Os professores devem registar a sua presença em folhas próprias que estarão disponíveis no Secretariado do Congresso nos dias 07e 08 de fevereiro. A obtenção dos créditos exige a participação nos dois dias do Congresso.
APRESENTAÇÃO ORAL
Normas para a apresentação oral:
Sara Pereira (Coordenadora) — Universidade do Minho, CECS
Daniel Brandão (Coordenador) — Universidade do Minho, CECS
Joana Fillol — Universidade do Minho, CECS
Margarida Toscano — Rede de Bibliotecas Escolares
Mariana Menezes Neumann — Universidade do Minho, CECS
Marisa Mourão — Universidade do Minho, CECS
Pedro Moura — Universidade do Minho, CECS
Sara Pereira (Presidente), Universidade do Minho, Portugal
Daniel Brandão (Presidente), Universidade do Minho, Portugal
Adelina Moura, Escola Secundária Carlos Amarante, Portugal
Agustín Matilla, Universidad de Valladolid, Espanha
Alfonso Gutierrez, Universidad de Valladolid, Espanha
Ana Filipa Oliveira, Universidade Lusófona, Portugal
Ana Jorge, Universidade Lusófona, Portugal
Ana Melro, Universidade da Maia, Portugal
Armanda Matos, Universidade de Coimbra, Portugal
Carlos Scolari, Universidad Pompeu Fabra, Espanha
Carmen Marta-Lazo, Universidad de Zaragoza, Espanha
Catarina Liane Araújo, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Clarisse Pessôa, IPAM Porto, Portugal
Conceição Costa, Universidade Lusófona, Portugal
Cristina Ponte, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Diana Pinto, ICNOVA, Portugal
Elsa Mendes, Plano Nacional de Cinema, Portugal
Fernanda Bonacho, Escola Superior de Comunicação Social, IPL, Portugal
Gabriela Borges, Universidade do Algarve, Portugal
Inês Amaral, Universidade de Coimbra, Portugal
José Manuel Perez Tornero, Universidad Autónoma Barcelona, Espanha
Juliana Doreto, Pontifícia Universidade Católica, Brasil
Lídia Marôpo, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Luís Pereira, City University of London, Reino Unido
Manuel Pinto, Universidade do Minho, Portugal
Manuel Sarmento, Universidade do Minho, Portugal
Manuela Silva, Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal
Margarida Toscano, Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal
Maria Emília Brederode Santos, Pedagoga, Portugal
Maria José Brites, Universidade Lusófona, Portugal
Maria-Jose Masanet, Universidade de Barcelona, Espanha
Milene Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Paula Lopes, Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Pedro Portela, Universidade do Minho, Portugal
Rosália Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica, Brasil
Susana de Andrés, Universidad de Valladolid, Espanha
Teresa Calçada, Perita em leitura, Portugal
Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes, Universidade de São Paulo, Brasil
Teresa Sofia Castro, Universidade Lusófona, Portugal
Thaïs Falcão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Victoria Tur-Viñes, Universidad de Alicante, Espanha
Vítor Tomé, Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Como chegar?
Aeroporto: o aeroporto mais próximo é o Aeroporto do Porto. Do aeroporto à cidade de Braga pode usar o serviço getbus ou táxi.
Comboio: a estação mais próxima é a estação ferroviária de Braga.
Autocarro: estão disponíveis vários serviços, como a Rede Expresso e Flixbus.
Transportes Urbanos de Braga: linhas 7, 24, 40, 42, 66, 942, 943 e 43 (esta última é direta da estação de ferroviária de Braga para a Universidade do Minho).
Carro: com possibilidade de estacionamento dentro da universidade.
A cidade conta ainda com serviços de táxi e TVDE.
Onde ficar?
Hotéis
Meliá Braga Hotel e Spa ***** (próximo do campus)
Burgus Tribute & Design Hotel ****
Golden Tulip Braga ****
Hotel Bracara Augusta ****
Hotel do Elevador ****
Hotel do Parque ****
Hotel do Templo ****
Hotel Mercure Braga ****
Hotel Moon & Sun Braga ****
Hotel Villa Garden Braga ****
Vila Gale Collection Braga ****
Albergaria da Senhora-a-Branca ***
Basic Braga By Axis Hotel ***
Flag Hotel Braga ***
Grande Hotel ***
Hotel B&B Braga Lamaçães *** (próximo do campus)
Hotel D. Sofia ***
Hotel da Estação ***
Hotel do Lago ***
Hotel Ibis Budget Braga ***
Hotel Ibis **
Hostels
Braga Pop Hostel
Dans L’Atelier Hostel
In Braga Hostel
Just Go
Liber Guest House
Mais informarções em byou@ics.uminho.pt