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CARLOS A. SCOLARI

Universidade Pompeu Fabra, Barcelona

Doutorado em Linguística Aplicada e Linguagem de Comunicação (Universidad Católica de Milán, Itália) e licenciado em Comunicação Social (Universidad Nacional de Rosario, Argentina). Professor Catedrático no Departamento de Comunicação da Universidade Pompeu Fabra – Barcelona. Investigador especializado em meios digitais interativos, narrativas transmedia e ecologia dos meios de comunicação. Foi coordenador da Red Latinoamericana de Comunicación Digital (Programa ALFA, 2004-06) e do Projeto H2020 Transmedia Literacy (2015-18). Autor de mais de 15 livros sobre meios interativos, teorias da comunicação e semiótica dos meios de comunicação. Os seus artigos estão publicados em revistas como New Media and Society, Communication Theory, International Journal of Communication, Semiotica, Information, Communication & Society, etc. É professor em diferentes cursos de mestrado e doutoramento na Europa e na América Latina.

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CLÁUDIA LOBO

Diretora da VISÃO História e da VISÃO Júnior

Diretora da Revista Visão Junior (https://visao.sapo.pt/visao-junior-hp/), a única revista de informação mensal portuguesa, lançada a 5 de Agosto de 2004, destinada a crianças e jovens entre os 6 e 14 anos de idade, publicada todas as primeiras quintas-feiras de cada mês.

HENRY JENKINS

Annenberg School for Communication and Journalism,
University of Southern California, USA

Professor de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação, Escola de Comunicação e Jornalismo de Annenberg, Universidade da Califórnia do Sul, EUA. Chegou à UCS no Outono de 2009 depois de ter passado mais de uma década como Diretor do Programa de Estudos de Media Comparativos do MIT. É autor e/ou editor de dezassete livros sobre vários media e cultura popular, incluindo Textual Poachers: Television Fans and Participatory Culture, Hop on Pop: The Politics and Pleasures of Popular Culture, From Barbie to Mortal Kombat: Gender and Computer Games, Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, Spreadable Media: Creating Meaning and Value in a Networked Culture, and By Any Media Necessary: The New Youth Activism. Escreveu para Technology Review, Computer Games, Salon, e The Huffington Post.

É licenciado em Ciência Política e Jornalismo pela Universidade Estatal da Geórgia, mestre em Estudos da Comunicação pela Universidade de Iowa e doutorado em Artes da Comunicação pela Universidade de Wisconsin-Madison (http://henryjenkins.org/aboutmehtml).

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IOLANDA FERREIRA

Coordenadora da Rádio ZigZag – RTP

Coordenadora editorial da Rádio ZigZag – uma rádio online para crianças promovida pela RTP, a Televisão Pública Portuguesa (https://www.rtp.pt/play/zigzag/direto/radio).

Apresentadora / Produtora / Directora de Rádio.

JOÃO MARECOS

Líder do Projeto 100 Oportunidades,
Global Shapers Lisbon Hub

Tem 28 anos de idade e estudou Direito na Universidade de Lisboa, tendo presidido à Associação Académica.

Depois de trabalhar como advogado em Portugal, partiu para a Universidade de Nova Iorque com uma bolsa Fulbright, tendo completado o seu mestrado em Direito da Inovação e Informação. Hoje faz parte da New York Bar Association e, após um período em Berlim, vive atualmente em Londres, onde cofundou Ockham Legal, um projeto inovador na área do direito.

Foi coordenador da juventude na campanha presidencial independente do Professor Sampaio da Nóvoa, em 2015/2016.

Colabora com a Organização Mundial de Saúde em projetos na área da informação e competição.

É coautor de ‘Os Truques da Imprensa Portuguesa’, uma influente página de crítica de imprensa, com cerca de 200 mil seguidores e mais de 2.500 publicações, onde defende e exige melhor jornalismo e promove uma cultura de pensamento crítico.

Liderou, no âmbito do Global Shapers de Lisboa, a criação do projeto ‘100 Oportunidades’, uma plataforma para jovens com menos de 35 anos, especialistas nas suas áreas, que estão dispostos a contribuir para o debate público.

O seu livro infantil, “Carta ao Cavaleiro de Nada”, sobre Fernando Pessoa, recebeu uma menção honrosa no Prémio Branquinho da Fonseca e está atualmente indicado no Plano Nacional de Leitura.

LUÍSA GONÇALVES

Coordenadora do Projeto Público na Escola

Professora do 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Abel Salazar, S. Mamede de Infesta.

Atualmente, é coordenadora do Projeto de Educação para os Media Público na Escola, promovido pelo Jornal Público (https://www.publico.pt/publico-na-escola).

MANUELA PARGANA SILVA

Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 2014.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com o curso de Especialização em Ciências Documentais,  integrou a equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares logo no seu 2.º ano de funcionamento, em 1998. Já nesta equipa, concluiu a parte Curricular do Mestrado em Educação e Leitura. Em 2016, na qualidade de Coordenadora da RBE, fez parte do Grupo de Trabalho que definiu a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e integrou o grupo de trabalho Politica Nacional Ciência Aberta. Participa regularmente em fóruns nacionais e internacionais sobre bibliotecas, leitura e literacias.

NUNO MARTINS

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave / ID+, Barcelos

Licenciado em Design de Comunicação (2003), Mestre em Arte Multimédia (2007) e Doutorado em Media Digitais (2013) pela Universidade do Porto. Em 2020, concluiu o Pós-Doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Professor Adjunto na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e diretor do Mestrado em Design Digital. 

Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), onde tem centrado a sua investigação na área do Design para os Media Digitais. Atualmente é Investigador Responsável (IR) do projeto “ECHO – Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico”, financiado pela FCT (EXPL/ART-DAQ/0037/2021).

Em 2017 criou a conferência científica DIGICOM – International Conference on Design & Digital Communication (http://digicom.ipca.pt), sendo responsável (Conference Chair) pela organização anual deste evento; e é Co-Chair da International Conference on Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies, conference track of AHFE 2021 (USA).

Como designer, foi várias vezes premiado, destacando-se os seguintes prémios: 3 Graphis Gold Award (2021, 2015 e 2014, EUA); 2 Graphis Silver Award (2020 e 2014, EUA); 1.º prémio – Mascote do Oceanário de Lisboa; 1.º prémio – Mascote do Pavilhão da Água do Porto; 1.º prémio – Logótipo da Porto Digital; 1.º Prémio “Vencedor On-line” no concurso Webdesign 2004, promovido pelo ESTAL. Alguns dos seus projetos de Design constam em mais de duas dezenas de livros de Design de Comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, EUA, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.

TERESA CALÇADA

Comissária do Plano Nacional de Leitura

Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (http://www.pnl2027.gov.pt/np4/home).

Licenciada em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Técnica do Instituto Português do Livro de 1982 a 2007, onde se juntou ao grupo de trabalho que definiu os fundamentos da política nacional de leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Vice-presidente da Biblioteca Nacional e do Instituto do Livro, até 1996.

Membro do grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.

Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação, desde 1996. Comissária Adjunto do Plano Nacional de Leitura.

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt