“How to talk about conflict with children?” Unicef answers

As notícias relativamente à ofensiva Russa na Ucrânia constituem, desde o começo da invasão a 24 de fevereiro passado, os principais conteúdos presentes nos media. Alguns destes conteúdos relatam e/ou demonstram incerteza, violência, sofrimento humano e outros conteúdos perturbadores.

Se expostas a estas informações, é natural que as crianças e os jovens se questionem sobre a guerra e sobre a sua própria segurança, o que pode gerar ansiedade. Neste contexto, muitos adultos não sabem como abordar o tema ou como responder adequadamente às questões dos mais novos.

Com o intuito de ajudar pais, educadores e crianças a abordar e a trabalhar o tema, a UNICEF disponibiliza no seu site um conjunto de informações e sugestões relevantes – https://www.unicef.pt/como-falar-sobre-conflitos-com-criancas/?altTemplate=StartView, bem como atividades e recursos pedagógicos – https://escolas.unicef.pt/.

Como complemento, pode ainda consultar estes dois artigos da autoria de Vera Ramalho, publicados no Jornal Público:

– “Como explicar a guerra às crianças”:  https://www.publico.pt/2022/02/25/impar/opiniao/explicar-guerra-criancas-1996843

– “Explique ao seu filho por que a guerra não é a solução”: https://www.publico.pt/2022/03/09/impar/opiniao/explique-filho-guerra-nao-solucao-1998017

 

Fotografia retirada de Unicef.pt

For more information byou@ics.uminho.pt