Equipa

SARA PEREIRA

Investigadora Responsável

UMinho/CECS

Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Ciências da Comunicação, e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
Em 2020 realizou provas de Agregação em Ciências da Comunicação e em 2004 doutorou-se em Estudos da Criança, especialização de Educação para os Media, na Universidade do Minho. Leciona nas áreas de públicos e audiências dos media e da Literacia para os Media.
Tem como principais áreas de investigação as crianças, os jovens e os media; os direitos de expressão e de participação de crianças e jovens; Literacia para os Media; e públicos e práticas mediáticas. Tem coordenado vários projetos nacionais e europeus e é autora de diversas publicações nestas áreas. Atualmente é IR do projeto “bYOU – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT (PTDC/COM-OUT/3004/2020) e co-IR do projeto “COMEDIG – Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal”, financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/32560/2017). Participa, como membro da equipa, do projeto “Verdad y ética en las redes sociales. Percepciones e influencias educativas en jóvenes usuarios de Twitter, Instagram y YouTube (Internética)”, financiado pela convocatória de projetos I+D+i do Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades (Espanha) de 2019 (PID2019-104689RB-I00).
Foi diretora do Departamento de Ciências da Comunicação entre 2013 e 2019 e diretora do mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação entre 2010 e 2015.
Preside à secção Media Education Research da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) desde julho de 2019.
É co-coordenadora do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia e coautora do programa de rádio Ouvido Crítico, emitido semanalmente na Antena 1 desde fevereiro de 2018.
Pertence à ECREA e à IAMCR.

DANIEL BRANDÃO

Co-investigador Responsável

UMinho/CECS

Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação do ICS-UMinho, é também investigador integrado do CECS e colaborador do ID+.

Licenciado em Design de Comunicação (2004), Mestre em Arte Multimédia (2008) e Doutorado em Media Digitais, na Especialidade de Criação Audiovisual e de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto (2014). No âmbito do doutoramento desenvolveu o projeto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website participativo com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade. É também um dos coordenadores do Citadocs, um projeto de realização colaborativa de mini-documentários, nascido no Futureplaces Medialab for Citizenship.

Tem dez anos de experiência de docência no ensino superior público e privado, nas áreas do Design de Comunicação, do Audiovisual e da Multimédia. Passou pelo IPCA, ESAP, ESAD-Matosinhos, UCP-Braga.

Trabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves com a qual colaborou durante seis anos.

MANUEL PINTO

UMinho/CECS

Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho em 1996, Manuel Pinto é Professor Catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde ensina nas áreas de Estudos Jornalísticos e Literacia para os Media. É o Diretor do curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UM.

Tem desenvolvido investigação sobre Literacia para os Media, Sociologia dos Media e Políticas de Comunicação. Coordenou a equipa portuguesa que participou no projeto europeu EMEDUS (European Media Literacy Education Study), financiado pela Comissão Europeia. É membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Minho e, desde 2014, integra o Conselho Geral Independente da Rádio e Televisão de Portugal S.A.

PEDRO PORTELA

UMinho/CECS

Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, em 2015, é Professor Auxiliar da Universidade do Minho, onde ensina unidades curriculares ligadas à sonoplastia, produção e edição audiovisual, VFX, Motion Graphics e Públicos e práticas mediáticas.

Tem centrado a sua investigação nos estudos radiofónicos e de som, particularmente nos fenómenos interativos entre a rádio e as audiências, medindo níveis de consumo e de participação na sonoesfera digital. Interessa-se por arte sonora e por media arts em geral.

Durante mais de 30 anos produziu e apresentou o programa “O Domínio dos Deuses”, emitido na Rádio Universitária do Minho até 2019.

DIANA PINTO

UMinho/CECS

Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Minho e doutorada em Ciências da Comunicação, no Instituto de Ciências Sociais (ICS) pela mesma Universidade. O seu projeto de doutoramento foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e foi desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
As suas áreas de trabalho e de interesse incluem Educação para os Media, Literacia Mediática, Literacia em Saúde, Comunicação na adolescência, Psicologia Social, Estudos de género, Psicologia da Saúde, Comunicação Organizacional, Comunicação Estratégica e Comunicação em Saúde.

CLARISSE PESSÔA

UCP/CECS

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com tema de investigação na área da Educação para os Media, Clarisse Pessôa é, atualmente, docente na Universidade Católica Portuguesa e investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, UMinho. Leciona e investiga nas áreas da Literacia Mediática, Comunicação Organizacional e Estratégica e do Marketing. Tem especial interesse pelos estudos relacionam as crianças/jovens e os media, numa perspetiva crítica de utilização em contexto escolar e social.

CONCEIÇÃO COSTA

ULusófona/CICANT

Conceição Costa é doutorada em Ciências da Comunicação, ramo estudos dos media e jornalismo, pela NOVAFCSH. É professora associada na Universidade Lusófona de Lisboa e Investigadora Principal no CICANT in Lisbon, Portugal. Foi membro da COST Action ISO906 (2010-2014) e esteve envolvida em várias publicações europeias sobre Media Literacy e Game-Based Learning. Os seus principais interesses de investigação são o estudo dos media e crianças, em particular como o consumo e a criação de media criam oportunidades de aprendizagem, expressões de identidade(s) e uma melhor cidadania.

Foi Investigadora Principal (IP) do projeto de investigação GamiLearning (2015-2018) – Jogos digitais para a literacia mediática e informacional (UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014) financiado pela FCT, coordenadora em Portugal do projeto ECFOLI-ERASMUS+ (2015-2017) e IP do projeto MILT- Media Literacy for Living Together, financiado pelo “Media Literacy for All Programme” da Comissão Europeia. É atualmente Investigadora Responsável do projeto GBL4deaf – Game-Based Learning for deaf (2018-2022) (LISBOA-01-0145-FEDER-032022), financiado pela FCT e Lisboa2020 que visa explorar o impacto dos videojogos educativos no ensino da matemática a crianças surdas e com audição reduzida.

MARGARIDA TOSCANO

Rede de Bibliotecas Escolares

Licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências da Comunicação, é actualmente Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em Lisboa e colaboradora do seu Gabinete Coordenador. No campo da Educação para os Media, tem participado em fóruns como autora e co-autora de várias comunicações e co-organizou várias iniciativas, tais como congressos e seminários. Colabora regularmente em projectos das Universidades do Minho e Lusófona, na mesma área, realizados em parceria com a RBE. É também membro da equipa que coordena o concurso “Media@ção” e formadora nas áreas da Comunicação e das Bibliotecas Escolares.

CAROLINA JARDIM

Investigadora de pós-doutoramento

UMinho/CECS

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em 2020, Carolina Jardim tem construído o seu percurso académico desenvolvendo investigação qualitativa com jovens, sobretudo no campo da participação cívica. Durante o mestrado fez um estudo de abordagem etnográfica sobre o voluntariado juvenil europeu, intitulado “Vindos da Europa…sentidos e compromissos de uma experiência de Serviço Voluntário Europeu”. No âmbito do doutoramento desenvolveu um estudo multi-caso sobre a participação de jovens com origem migrante intitulado “A participação de jovens com origem migrante: o papel multifacetado de associações de imigrantes em Portugal”.

Tem como principais interesses de investigação a participação cívica de jovens e crianças, culturas juvenis, os jovens e os media, literacia mediática e contextos de educação não-formal.

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt