A cultura visual é parte intrínseca do nosso quotidiano e as fotografias estão a um clique de distância. No entanto, a facilidade e a rapidez para tirarmos fotografias é um fenómeno recente. Em 1975 a empresa norte-americana Kodak comercializou a primeira câmera digital, enquanto o telemóvel com o dispositivo para captura de imagem digital, foi lançado em 1999 pela empresa japonesa Kyocera Visual.
Porque comemoramos o Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto? Nesta data, em 1839, o governo da França, após aquisição da patente do daguerreótipo (concebido por Louis Jacques Mandé Daguerre, a partir do método desenvolvido por Nicéphore Niépce) anunciou oficialmente que a fotografia, caracterizada como um meio permanente de captar a imagem, tinha sido inventada. A criação da data comemorativa ocorreu há 30 anos e foi uma iniciativa do fotógrafo indiano O.P. Sharma.
A professora do Departamento de História da Arte (Universidade da Califórnia, EUA), Sally Stein assinala que a fotografia desempenha um importante papel na forma como apreendemos e (re)significamos o passado (e o presente), constituindo parte integrante da “arquitetura da vida quotidiana” (Stein, 1981). A autora assinala as transformações ocorridas no processo de captação da imagem (imagens em preto e branco/coloridas, analógicas/digitais), e de como as imagens contribuíram para moldar a cultura material. Atualmente, diante das inovações promovidas pela Inteligência Artificial, surgem outros desafios e questionamentos sobre autenticidade e direitos autorais, entre muitos outros.
No entanto, independente do enfoque privilegiado, as fotografias constituem uma componente relevante nas formas de representação do mundo, e de nós mesmos. O que incluímos, ou excluímos, os ângulos, as formas e texturas que optamos por ressaltar, assim como, o fragmento do momento que nos propusemos a revelar oferecem um vasto material sobre narrativas pessoais e coletivas que “escrevem com a luz” as nossas memórias e visões de mundo.
Referências:
Stein, S. A. (1981). The Composite Photographic Image and the Composition of Consumer Ideology. Art Journal, 41(1), 39–45. https://doi.org/10.1080/00043249.1981.10792444. Disponível online, 01 agosto, 2014. Acesso em 19 ago., 2024.
Lum, K. From analog to digital: A consideration of photographic truth in Everything is relevant: Writings on art and life, 1991-2018. Concordia University Press, 2020, pp. 213–23. JSTOR, https://doi.org/10.2307/j.ctvwvr2jd.37. Acesso em 19 ago., 2024.
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