Filmes

Mignonnes

Maïmouna Doucouré

2020

Título original: Mignonnes

Realização: Maïmouna Doucouré

Elenco: Fathia Youssouf, Médina El Aidi-Azouni, Esther Gohourou, Ilanah Cami-Goursolas, Maïmouna Gueye

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: Um filme que aborda a sexualização da infância a partir de Amy, uma menina senegalesa de 11 anos, que se junta a um grupo de dança inspirado no mundo da Internet e das redes sociais e que contrasta com os valores tradicionais da sua família. Um olhar sobre as complexidades da infância na era moderna e sobre a hipersexualização das crianças.

Teenage lockdown tale

Marie Pierre Jaury, Charlotte Ballet-Baz

2020

Título original: Mes 15 Ans Dans Ma Chambre

Realização: Marie Pierre Jaury, Charlotte Ballet-Baz

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: Documentário sobre a forma como um grupo de cinco adolescentes de uma escola francesa, de contextos sociais e económicos diversos, lidou com o confinamento obrigatório em França. O confinamento visto pelos olhos dos adolescentes e filmado pelos seus telemóveis.

O Rapaz Que Prendeu o Vento

Chiwetel Ejiofor

2020

Título original: The Boy Who Harnessed the Wind

Realização: Chiwetel Ejiofor

Elenco: Chiwetel Ejiofor, Maxwell Simba, Felix Lemburo

Género: Drama

País de origem: Reino Unido, Malaui

Sinopse: William Kamkwamba, um rapaz africano de 13 anos, pertence a uma família de pais agricultores. Devido às fortes cheias e posterior seca que assolavam o seu país e que arruinaram as plantações, William vê a sua aldeia passar fome. Inspirado por um livro de Ciência, William constrói uma turbina eólica para criar energia e bombear água para plantar alimentos, salvando a sua família e a sua comunidade.

In My Blood It Runs

Maya Newell

2019

Título original: In my blood it runs

Realização: Maya Newell

Elenco: Carol Turner, Dujuan Turner, Megan Turner

Género: Documentário

País de origem: Austrália

Sinopse: Documentário que mostra a perspetiva de um rapaz aborígene australiano de 10 anos, Dujuan, que navega entre dois universos completamente diferentes: a sua família de nativos e o sistema educativo australiano dominado pela cultura branca e ocidental.

O outro lado do outro

Rita de Cácia Oenning da Silva, Kurt Shaw

2019

Título original: O outro lado do outro

Realização: Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw

Elenco: João Cavalcanti Buarque, Helena Iara da Silva Shaw, Layza da Silva Brito

Género: Comédia, Aventura

País de origem: Brasileira

Sinopse: Crianças das favelas do Recife fazem um filme sobre como imaginam a vida dos “garotos de apartamento” da classe média, enquanto as crianças da classe média fazem um filme sobre como imaginam ser a vida na favela. Enquanto mostram os filmes uns aos outros e finalmente se conhecem, essas crianças nos ensinam sobre segregação, curiosidade e a condição humana. 

Cafarnaum

Nadine Labaki

2019

Título original: Capharnaüm

Realização: Nadine Labaki

Elenco: Zain Al Rafeea, Nadine Labaki, Yordanos Shifera

Género: Drama

País de origem: Líbano

Sinopse: Com a câmara apontada à paisagem social mais pobre de Beirute, o filme conta-nos a história de Zain, um rapaz de 12 anos que luta para sobreviver nos guetos do Líbano. Decidido a processar os próprios pais, Zain pergunta por que é que eles o trouxeram ao mundo se não tinham condições, emocionais ou económicas, para cuidar dele. Cafarnaum revela a jornada de sobrevivência de um rapaz de maturidade inesperada para a sua idade.

Os guerreiros da rua

Erickson Marinho

2018

Título original: Os guerreiros da rua

Realização: Erickson Marinho

Elenco: Glauber Araújo, Kivison Santana, Vítor Justino, Wilamis Ramos, Mariano Oliveira, Temesson Yang, Vadinho Gomes.

Género: Aventura

País de origem: Brasil

Sinopse: Recife, década de 1990. Quatro amigos brincam pelas ruas de sua comunidade a imaginar missões, seres fantásticos e eles mesmos como guerreiros dotados de poderes especiais. Com muita criatividade, o grupo assume a importante tarefa de defender o bairro das garras de um poderoso inimigo imaginário que planeja dominar tudo.

A ganha-pão

Nora Twomey, Anita Doron e Deborah Ellis

2017

Título original:The Breadwinner

Realização: Nora Twomey, Anita Doron e Deborah Ellis

Elenco: Saara Chaudry, Soma Chhaya, Noorin Gulamgaus

Género: Drama, Animação, Guerra

País de origem: Canadá, Irlanda, Luxemburgo, Estados Unidos

Sinopse: Filme de animação que retrata Parvana, uma rapariga afegã de 11 anos, filha de um professor e de uma escritora. Sabe ler e escrever (ao contrário da maioria da população), mas vê ser-lhe negado o direito de estudar pelas forças talibãs que governam o país, simplesmente por ser rapariga. Estando os seus pais proibidos de exercer a profissão, Parvana toma uma decisão corajosa para salvar a sua família: corta o cabelo, disfarça-se de rapaz e procura trabalho para garantir o sustento da sua família.

Boyhood

Richard Linklater

2014

Título original: Boyhood

Realização: Richard Linklater.

Elenco: Patricia Arquette, Ellar Coltrane, Lorelei Linklater, Ethan Hawke

Género: Drama

País de origem: Estados Unidos da América

Sinopse: Um filme inovador, que acompanhou, durante 12 anos de filmagem, o crescimento de um rapaz, Mason, desde a entrada para a escola, com 6 anos, até à entrada no ensino superior, aos 18 anos. Todos os anos, durante uma semana, a equipa de filmagens reencontrava-se com ele e com as personagens da sua vida. A narrativa percorre a sua infância e adolescência, e analisa o seu relacionamento com os pais à medida que cresce.

Uma turma difícil

Marie-Castille Mention-Schaar

2014

Título original:Les héritiers

Realização: Marie-Castille Mention-Schaar

Elenco: Ariane Ascaride, Ahmed Dramé, Noémie Merlant

Género: Comédia/Drama

País de origem: França

Sinopse: Baseado numa história verídica, o filme conta a história de uma professora de história e da sua problemática e  indisciplinada turma de 10.º ano de um liceu francês. Diante de adolescentes conflituosos e com pouca vontade de aprender, a professora lança-lhes um desafio: participar no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, que propõe a reflexão sobre as memórias do Holocausto. Contra as expectativas de todos, a turma une-se, empenha-se, descobre a vontade de aprender e ganha o concurso.

Rich Hill

Tracy Droz Tragos, Andrew Droz Palermo

2014

Título original: Rich Hill

Realização: Tracy Droz Tragos, Andrew Droz Palermo

Elenco: Tracy droz tragos, Andrew Droz Palermo, Nathan Halpern, Jim Hession

Género: Documentário

País de origem: Estados Unidos da América

Sinopse: Narra a história de três rapazes adolescentes que vivem numa cidade empobrecida chamada Rich Hills. O filme retrata os frágeis laços familiares que os sustentam e as difíceis escolhas que eles têm que fazer.

O Sonho de Wadjda

Haifaa Al-Mansour

2012

Título original: Wadjda

Realização: Haifaa Al-Mansour

Elenco:Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani

Género: Drama

País de origem: Arábia Saudita

Sinopse: Wadjda tem 10 anos e o maior sonho da sua vida é ter uma bicicleta, porém, para a sociedade onde vive, nos subúrbios da capital da Arábia Saudita, ter uma bicicleta “é uma coisa para os rapazes”. Decidida a não ceder às imposições de uma cultura demasiado conservadora,  vai tentar arranjar forma de obter o dinheiro necessário para a comprar e, dessa forma, poder fazer corridas com o seu melhor amigo.

Beasts of the Southern Wild

Benh Zeitlin

2012

 Título original:Beasts of the Southern Wild

Realização: Benh Zeitlin

Elenco: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Levy Easterly

Género: Drama/Fantasia

País de origem: Estados Unidos da América

Sinopse: Uma menina pobre de seis anos de idade, que vive no sul dos Estados Unidos, narra a vida difícil que tem com o seu pai, um homem temperamental com a saúde debilitada.

o miúdo da bicicleta

Luc Dardenne, Jean-Pierre Dardenne

2011

Título original: Le Gamin au vélo

Realização: Luc Dardenne, Jean-Pierre Dardenne

Elenco: Cécile de France, Thomas Doret, Jérémie Renier

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: Cyril, de 12 anos, foi abandonado pelo pai numa casa de acolhimento para rapazes, sem qualquer explicação. Fragilizado e revoltado, o rapaz está decidido a reencontrar o pai, convencendo a sua amiga Samantha, que o recebe aos fins de semana, a procurá-lo. Cyril acredita que encontrará uma explicação para o afastamento do pai, mas nem tudo acontece como ele previa e desejava.

Cores e botas

Juliana Vicente

2010

Título original: Cores e Botas

Realização: Juliana Vicente

Elenco:Bruno Lourenço, Dani Ornellas, Jhenyfer Lauren e Luciano Quirino

Género: Drama

País de origem: Brasil

Sinopse: A curta-metragem Cores e Botas conta a história de Joana, uma menina que tem um sonho comum às raparigas brasileiras do final dos anos 80: ser uma “paquita”, dançarina do programa de televisão da Xuxa. Mas esta possibilidade, ainda que remota para todas as raparigas, parecia impossível para Joana, porque ela é negra e Xuxa nunca tinha tido uma paquita negra na sua equipa. O filme discute o preconceito racial e a influência dos media na construção dos padrões estéticos inatingíveis.

Criança, a alma do negócio

Estela Renner

2008

Título original: Criança, a alma do negócio

Realização: Estela Renner

Género: Documentário

País de origem: Brasil

Sinopse: Uma crítica ao consumismo exacerbado na infância, impulsionado pela publicidade sem limites, ética ou regulamentação. Um convite aos pais e educadores para refletir sobre seus papeis nesta sociedade de consumo e como podem colaborar para mudar o cenário.

A turma

Laurent Cantet

2008

Título original: Entre les Murs

Realização: Laurent Cantet

Elenco:François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: Filme que retrata o dia a dia escolar de um professor e de uma turma multiétnica num bairro problemático de Paris e que leva à reflexão sobre os desafios da educação e de ensinar. Um aspeto interessante é o facto de a turma ser composta por atores não-profissionais, escolhidos entre alunos de um liceu francês, com quem o realizador trabalhou semanalmente durante um ano letivo em ateliês de improvisação.

Persépolis

Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

2007

Título original: Persepolis

Realização: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

Elenco: Chiara Mastroianni (Voz), Catherine Deneuve (Voz), Danielle Darrieux (Voz)

Género: Drama, Animação

País de origem: França, EUA

Sinopse: Filme de animação que narra a história de Marjane, uma menina de 9 anos, inteligente e destemida, que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos seus olhos que é vista a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e prendendo milhares de pessoas. A ousadia de Marjane torna-se uma preocupação para os pais que acabam por enviá-la para uma escola na Áustria, onde é confundida com o fundamentalismo religioso, exatamente aquilo de que fugiu do seu país.

The Way I Spent the End of the World

Cătălin Mitulescu

2006

Título original: Cum mi-am petrecut sfârșitul lumii

Realização: Cătălin Mitulescu

Elenco: Dorotheea Petre, Timotei Duma

Género: Drama

País de origem: Roménia

Sinopse: O filme é sobre os irmãos Eva, de 17 anos, e Lilu, de 7, que moravam em Bucareste durante últimos anos do regime comunista de Nicolae Ceaușescu. No último ano da ditadura, Eva e seu namorado partem por acidente um busto do ditador na escola. Transferida para um reformatório como punição, ela conhece Andrei, com quem decide fugir da Roménia comunista atravessando o rio Danúbio para ir para Itália.

A língua das mariposas

 José Luis Cuerda

1999

Título original:La lengua de las mariposas

Realização: José Luis Cuerda

Elenco:Fernando Fernán Gómez, Manuel Lozano, Uxía Blanco, Gonzalo Uriarte, Alexis de los Santos, Jesús Castejón, Guillermo Toledo

Género: Drama

País de origem: Espanha

Sinopse: Um filme que mostra a relação de Poncho, um rapaz de sete anos que vive num pequeno povoado da Galiza com o seu professor, por quem desenvolve uma afeição. Contudo,  esta relação é, um dia, transformada pelo início da guerra civil espanhola, com o envolvimento do professor na guerra.

The Apple

Samira Makhmalbaf

1998

Título original: Sib

Realização: Samira Makhmalbaf

Elenco: Massoumeh Naderi, Zahra Naderi, Ghorban Ali Naderi

Género: Drama

País de origem: França/Irã

Sinopse: Conta a história Zahra e Masume, duas irmãs de 11 anos que viveram presas em casa pelos próprios pais até à intervenção de assistentes sociais, que as libertaram para o mundo exterior. Neste documentário as duas irmãs relatam como viviam e o seu desejo de brincar fora dos portões de casa.

The butcher boy

Neil Jordan

1997

Título original: The butcher boy

Realização: Neil Jordan

Elenco: Stephen Rea, Fiona Shaw, Eamonn Owens

Género: Comédia

País de origem: Irlanda

Sinopse: Francie cresceu na Irlanda na década de 1960 e é filho de um pai alcóolatra e de uma mãe bipolar. O filme retrata a jornada sombria pela mente de Francie, que num esforço para escapar da miséria que o cerca, procura refúgio na sua imaginação, no seu mundo de fantasia. 

Ponette

Jacques Doillon

1996

Título original: Ponette

Realização: Jacques Doillon

Elenco: Victoire Thivisol, Delphine Schiltz, Matiaz Bureau Caton

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: Ponette conta a história de uma menina de 4 anos que se vê confrontada com a morte da sua mãe. O filme retrata a sua constante luta para aceitar esta perda que tanta dor lhe traz. O filme revela o universo das crianças na idade pré-escolar.

Esperança e glória

John Boorman

1987

Título original: Hope and glory

Realização: John Boorman

Elenco: Sebastian Rice-Edwards, Geraldine Muir, Sarah Miles, David Hayman, Sammi Davis

Género: Drama de guerra

País de origem: Reino Unido

Sinopse: O filme retrata a história de uma família vista pelos olhos de uma criança de 9 anos, Billy, para quem a guerra (Segunda Guerra Mundial) aparece como uma espécie de “jogo”. Billy tem de se adaptar a viver numa Londres que está sempre a ser alvo de ataques aéreos por parte dos nazis. Sob o manto da presença da guerra, o filme ilustra a resistência da nação inglesa através da união familiar e comunitária.

Goodbye, children

Louis Malle

1987

Título original: Au revoir les enfants

Realização: Louis Malle

Elenco: Gaspard Manesse, Raphaël Fejtő, Philippe Morier-Genoud, Francine Racette

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: No Inverno de 1944, Julien, de 11 anos, filho de uma família rica do norte da França, é enviado para um colégio francês administrado por padres. A chegada de um novo aluno, Bonnet, desperta a sua curiosidade pelos seus modos misteriosos e Julian está determinado a descobrir o seu segredo: Bonnet é judeu e vive com um nome falso. Julien e Bonnet aproximam-se e criam um forte vínculo de amizade, mas a dura realidade da guerra separam-os: Bonnet é apanhado pela Gestapo e ele nunca mais se voltam a ver.

O espírito da colmeia

Víctor Erice

1973

Título original: El espiritu de la colmena

Realização: Víctor Erice

Elenco:Fernando Fernán Gómez, Teresa Gimpera, Ana Torrent

Género: Drama

País de origem: Espanha

Sinopse: Isabel e Ana, duas irmãs de oito e seis anos, moram numa vila rural de Espanha. Após assistirem ao filme de terror “O doutor Frankenstein” (1931) ficam fascinadas pelo estranho personagem e tentam procurá-lo. Este filme representa a incapacidade das crianças de distinguir realidade e ficção e explora também a sua vida familiar e escolar.

Bom dia

Yasujirô Ozu

1959

Título original: Ohayô

Realização: Yasujirô Ozu

Elenco: Keiji Sada, Yoshiko Kuga, Chishû Ryû

Género: Drama, Comédia

País de origem: Japão

Sinopse: Descontentes com a decisão dos pais, que recusam comprar uma televisão, dois irmãos resolvem fazer uma greve de silêncio como forma de protesto e juram não voltar a dizer qualquer palavra até que os pais comprem uma televisão. É o início de um momento de crise, mas também de mudança no seio da família Hayashi. 

I WAS BORN, BUT...​

Yasujirô Ozu

1932

Título original: Otona no miru ehon – Umarete wa mita keredo

Realização: Yasujirô Ozu

Elenco: Tatsuo Saitô, Tomio Aoki, Mitsuko Yoshikawa

Género: Comédia

País de origem: Japão

Sinopse: História tragicómica sobre a relação entre o pai e os seus dois filhos que não percebem por que motivo tem o pai de agir com tanta subserviência perante o patrão. Os dois irmãos jovens têm um acesso de raiva ao descobrir que o pai não é o homem mais importante em seu local de trabalho.

Aniki Bóbó

Manoel de Oliveira

1942

Título original: Aniki Bóbó

Realização: Manoel de Oliveira

Elenco: Feliciano David, Fernanda Matos, Nascimento Fernandes

Género: Comédia

Classificação: M/12

País de origem: Portugal

Sinopse: O filme ilustra as aventuras e amores de rapazes de baixa condição social da cidade do Porto que brincam nas ruas aos “polícias e ladrões”. É uma invocação da infância pelo olho da câmara, que recua à década de quarenta, em plena Segunda Grande Guerra, no auge do regime fascista de Oliveira Salazar. Entre o realismo mágico e o lirismo documental, “Aniki-Bóbó” afirma-se como uma obra pioneira do neo-realismo.  

O meu tio

Jacques Tati

1958

Título original: Mon oncle

Realização:Jacques Tati

Elenco: Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie, Alain Bécourt

Género: Comédia

Classificação: M/13

País de origem: França

Sinopse: A família Arpel vive numa casa extremamente moderna, produto da mais recente tecnologia e design, mas o pequeno Gérard Arpel vive triste e aborrecido neste ambiente tão sofisticado e confortável. Gérard só se sente vivo e feliz quando visita o seu tio Hulot, que vive numa velha casa num pitoresco e ruidoso bairro. Porém, a família Arpel, preocupada com a influência de Hulot sobre Gérard vão fazer tudo o que está ao seu alcance para mudar a situação.

Os 400 Golpes

François Truffaut

1959

Título original: Los 400 coups 

Realização:François Truffaut

Elenco: Jean-Pierre Léaud, Albert Rémy, Claire Maurier

Género: Drama

País de origem: França

Sinopse: O filme narra a história de Antoine, um adolescente parisiense de 14 anos, que se revela contra o autoritarismo da escola e o desprezo e negligência da sua mãe e do padrasto. Rejeitado, Antoine falta às aulas para frequentar o cinema ou para brincar com os amigos. Com o passar do tempo, Antoine comete pequenos delitos, em busca de atenção, até ser enviado pelos pais para um reformatório, de onde acabará por fugir.

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt