Jovens universitários americanos, participantes no projeto MediaWise, criaram um guia em vídeo de combate à desinformação. No vídeo são apresentados vários conselhos práticos sobre como os jovens podem proceder à verificação da informação com a qual lidam diariamente online. Estes conselhos têm por base três simples etapas sugeridas pelo Grupo de Educação de História da Universidade de Stanford: 1) verificar o nível de experiência e especialização no tema da pessoa que publicou a informação; 2) verificar que provas são apresentadas; 3) cruzar a informação com outras fontes. Estes três passos poderão beneficiar também da adoção de: melhores práticas de pesquisa nos motores de busca, técnicas de identificação de fotografias e vídeos manipulados ou apresentados fora de contexto e uma postura de alerta em relação ao fenómeno das deepfakes, chea pfakes e memes, de modo a se conseguir reconhecer as fronteiras entre a sátira e a desinformação.
No vídeo são apresentadas ainda algumas ferramentas que poderão ajudar neste processo de fact checking:
-
-
-
- Fake news debunker desenvolvido pela InVID / WeVerify (extensão de verificação de informação para o browser Google Chrome);
- Deepware (motor de deteção de vídeos deepfake);
- TinEye Reverse Image Search (motor de pesquisa e reconhecimento de imagens);
- Google Image Search (utilização do motor de busca de imagens da Google para rastrear a origem de imagens).
-
-
O projeto bYou tem como um dos seus principais objetivos contribuir, de uma forma participativa, para a literacia digital dos jovens portugueses. O sucesso desta iniciativa e de várias outras promovidas pelo The Poynter Institute serve como inspiração para o projeto.
Mais informarções em byou@ics.uminho.pt