Mais de uma centena de pessoas reuniram-se no passado dia 24 de abril, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), para celebrar e discutir a liberdade com seis jovens de diferentes pontos do país.
Os estudantes destacaram a importância da liberdade de expressão e de pensamento e de se expressarem a si próprios como são, recordando também que a liberdade exige respeito. Sublinharam ainda a necessidade de exercer a democracia e criticaram o limitado papel da escola na promoção da cidadania e da reflexão crítica.
Ana B. Pereira (aluna da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Ilha Terceira), Catarina Costa (também estudante na Escola Secundária Vitorino Nemésio), Diogo Silva (aluno na Escola Secundária Carlos Amarante, Braga), Gabriel Antão (que frequenta a Escola Básica da Branca, de Albergaria-a-Velha), Rodrigo Moço (da mesma escola bracarense) e Sofia Vieira de Araújo (estudante na Escola Secundária de Ponte de Lima) foram os protagonistas do debate “Conta-me a Liberdade”.
O evento do projeto bYou e o MILObs contou ainda com leituras encenadas por alunos da Licenciatura em Ciências da Comunicação da UMinho e entrega dos prémios do concurso “Conta-me o 25 de Abril”. A lista dos premiados está disponível aqui.
Mais informarções em byou@ics.uminho.pt