Participação em conferências

Pereira, S. & Toscano (2023). Information and disinformation: practices and perspectives of Portuguese adolescentes. IAMCR 2023 Conference “Inhabiting the planet: Challenges for media, communication and beyond”, Lyon, França, 9-13 de julho.
 
Pereira, S. (2023). Os sons do mundo: a informação e a atualidade na escola. Seminário Educação (trans)Formar o Presente, Organização do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, da Rede de Bibliotecas Escolares, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da Rede de Bibliotecas de Tondela e do Município de Tondela. Tondela, Auditório Municipal, 28-29 de abril.
 
Pereira, S. (2023). Making young people connected, informed and critical. Webinar #MyDigitalMe: Connected. Informed. Critical. Organização da ERYICA – European Youth Information and Counselling Agency no âmbito do European Youth Information Day 2023, 17 de abril
 
Pereira, S. & Brandão, D. (2023). Media e tecnologias digitais nos quotidianos de crianças e jovens: impacto na vida social. Comunicação no XII Congresso Português de Sociologia, Convento de São Francisco e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 4 a 6 de abril.
 
Pereira, S. (2023). Dar voz às crianças e aos jovens: objetivos e metodologia do projeto bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio “La participación como competencia clave en la educación mediática” apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, 30 e 31 de março. 
 
Pinto, M. (2023). Criar espaço, escutar e participar: notas introdutórias. Intervenção no âmbito do Simpósio “La participación como competencia clave en la educación mediática” apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, 30 e 31 de março. 
 
Costa, C. (2023), Consumo e produção mediática de crianças e jovens: uma leitura a partir do inquérito do projeto bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio “La participación como competencia clave en la educación mediática” apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, 30 e 31 de março.
 
Toscano, M. (2023). Conceções e tipos de participação de crianças e jovens: uma leitura a partir dos grupos focais do projeto bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio “La participación como competencia clave en la educación mediática” apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, 30 e 31 de março. 
 
Brandão, D. (2023). Promover a expressão e a participação de crianças e jovens: o mural de expressões bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio “La participación como competencia clave en la educación mediática” apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, 30 e 31 de março. 
 

Pereira, S. (2023). Do acesso à participação: práticas mediáticas e cultura participativa de crianças e jovens. Intervenção no âmbito do Seminário O futuro da educação está aqui. Verso e reverso do acesso aos dispositivos digitais-ecrãs, organizado pela Fundação Manuel Leão. Vila Nova de Gaia, 01 de março.

 

Pereira, S. (2023). A pedagogia da comunicação e dos media na escola. Intervenção no âmbito do 3º Congresso das Escolas – A Pedagogia das Escolas, organizado pela Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, a Associação dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo, a Associação Nacional de Dirigentes Escolares e pela Associação Nacional de Escolas Profissionais, em parceria com o Município de Braga. Braga, 3-4 de março.

 

Pereira, S. (2022). Children and young people as media consumers: the next step is participation. International Webinar Digital Youth – Skills and Literacy. Observatório da Juventude dos Açores (OJA) em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores e o Governo da Região Autónoma dos Açores, 15 de dezembro

 

Brandão, D., Martins, N., Almeida, N., Correia, C. (2022). Interactive and participative digital design strategies and tools: a study of websites for youngsters. ECREA 2022, 9th European Communication Conference, Universidade de Aarhus, Dinamarca, 19-22 Outubro de 2022.

Pereira, S. Toscano, M., Pinto, M. (2022). Children and young people media repertoires: a Portuguese study. ECREA 2022, 9th European Communication Conference, Universidade de Aarhus, Dinamarca, 19-22 Outubro de 2022

Pereira, S. (2022). O que (não) fazemos com as tecnologias: a comunicação e a expressão como competências fundamentaisSentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, Instituto Politécnico de Viseu, 21-22 de outubro de 2022.

Pereira, S., Toscano, M., Brandão, D., Pinto, D., Costa, C. (2022). Children’s media worlds in their own words: results of a quantitative study with Portuguese young audiences. 1st International Conference on Child StudiesUniversidade do Minho, Universidade do Minho, Braga, 13-15 Setembro de 2022

Pereira, S., Pinto, M. & Toscano, M. (2022). Media in everyday life: first results of a study with Portuguese children aged 11-18 years old. Comunicação apresentada na Conferência IAMCR 2022, 11 a 15 de julho.

Pinto, D., Pereira, S., Costa, C. & Jardim, C. (2022). Children, young people and participation in and through the media: A systematic literature review. Comunicação apresentada na Conferência IAMCR 2022, 11 a 15 de julho.

Pereira, S. & Toscano, M. (2022). Studying children’s media practices: methodological and ethical challenges. Comunicação na Conferência Media and Publics, Roskilde University, Dinamarca, 28-29 de abril 2022.

Pinto, D. & Pereira, S. (2021). Health Information – Where do teens get it?  Oral communication presented at the 8th ECREA European Communication Conference, 6th-9th September (online).

Pereira, S. (2021). As crianças e os ambientes digitais. Conferência no XIX Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI) e I Encontro Nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ENEF), Campus Universitário Lagoa Nova, Natal/RN, Brasil, 22-24 setembro (online).

Pereira, S. & Brandão, D. (2021). bYou – presenting a research project about children and young people’s experiences and expressions of the media. Online Conference Paper within the programme of the Media Education Research Section (MER) at the annual conference of the International Association for Media and Communication Research, IAMCR Online 2021, hosted by United States International University – Africa, 11-15 July.

Pereira, S. & Toscano, M. (2021). Media Literacy in the School Library: outlining a plan for action. Comunicação no International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Campus do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal, 15-16 julho (online).

Pereira, S., Brandão, D. e Pinto M. (2021). bYou: A Research Proposal About and with Children and Youngsters as Creative Agents of Change Through the Use of the Media. Paper presentation at the 12th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2021), under the Affiliated Conference Track Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2021, New York, 25-29 july 2021 (online).

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt