Participação em conferências

Brandão, D.; Pereira, S. & Fillol, J. (2024). Expressions of Portuguese children and young people about the media and other issues: Analysing participation in the “Express Yourself!” campaign.  ECREA 2024 Communication & Social (dis)order. Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Ljubljana, Eslovênia, 24-27 de setembro.

Pereira, S.; Brandão, D. & Menezes, M. (2024). Participation of children and youth in digital landscapes: A qualitative study from Portugal. ECREA 2024 Communication & Social (dis)order. Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Ljubljana, Eslovênia, 24-27 de setembro.

Fillol, J. (2024). Engaging young people with the news: Insights from an action research study in Portuguese schools.  ECREA Pré-conferência Centre ROG, Ljubljana, 23 de setembro. 

Brandão, D. & Pereira, S. (2024). Narrativas da liberdade: Análise das produções do Concurso ‘Conta-me o 25 de Abril. IV Conferencia Internacional en Comunicación y Tecnologías Aplicadas, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Lima, Peru, 4-6 de setembro.

Pereira, S. & Brandão, D. (2024). Vozes Jovens: Explorando a Liberdade de Expressão entre Crianças e Jovens de Portugal. IV Conferencia Internacional en Comunicación y Tecnologías Aplicadas, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Lima, Peru, 4-6 de setembro.

Fillol, J.; Pereira, S. & Brandão, D. (2024). bYou: Um projeto participativo sobre crianças, jovens e media. Outro dia do ICS, Universidade do Minho. Braga, Portugal, 27 de maio.  

Pereira, S.; Brandão, D., & Toscano, M. (2024). More media, more access, more participation? Perceptions and practices of Portuguese young people on media and participation. International Conference #YouthMediaLife 2024, Universidade de Viena. Viena, Áustria, 25-28 de abril. 

Brandão, D. & Pereira, S. (2024). “Shout out, speak out, do something, express yourself!”: a campaign and an online platform to promote children and young people’s expression about the media. International Conference #YouthMediaLife 2024, Universidade de Viena. Viena, Áustria, 25-28 de abril. 

Toscano, M.; Pereira, S., & Brandão, D. (2024). How media repertoires change with age: a study with Portuguese children and young people. International Conference #YouthMediaLife 2024. Universidade de Viena. Viena, Áustria, 25-28 de abril. 

Pereira, S. (2024). Ler o outro nos e através dos media. Intervenção no painel Desconstruindo o Outro, X Encontro «Para além de Princesas e Dragões: a Biblioteca e a Aprendizagem Criativa», organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha – RBAAV, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Albergaria, Portugal, 16 de março.

Pereira, S. & Brandão, D. (2024). Criação de narrativas que contam o outro. Workshop dinamizado no âmbito do X Encontro «Para além de Princesas e Dragões: a Biblioteca e a Aprendizagem Criativa», organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha – RBAAV, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Albergaria, Portugal, 16 de março.
Costa, C., Pereira, S. & Toscano, M. (2024). A participação discutida por crianças e jovens: estudo com estudantes portugueses do 6.º, 9.º e 12.º ano.  XIII Congresso da SOPCOM. Organização: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e pela SOPCOM. Universidade do Minho, Portugal, 24 – 26 de janeiro.

Pereira, S. & Toscano, M. (2024). Entre os media e a escola: interesses de jovens do 6.º, 9.º e 12.º anos.  XIII Congresso da SOPCOM. Organização: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e pela SOPCOM.  Universidade do Minho, Portugal, 24 – 26 de janeiro.

2023

Brandão, D., Correia, C., Martins, N. Pereira, S. (2023). Mural bYou: estudo e design de uma plataforma online para os jovens se expressarem sobre os media. VI Congresso Ibero-americano de intervenção social: infância e juventude (CIAIS). Pré-Congresso Mundial do X Congresso Mundial de Infância e Juventude. Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). Porto, Portugal, 20 – 21 de novembro.  

Pereira, S., Toscano, M. & Menezes, M. (2023).  Vozes ativas: interesses e preocupações de crianças e jovens de 11-18 anos. VI Congresso Ibero-americano de intervenção social: infância e juventude (CIAIS). Pré-Congresso Mundial do X Congresso Mundial de Infância e Juventude. Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). Porto, Portugal, 20 – 21 de novembro.

Brandão, D. & Pereira, S. (2023). “Grita, Diz, Faz, Expressa-te”: uma campanha para promover a expressão de crianças e jovens sobre os media. Painel Tecnologias, democracia e risco digital. VII Seminário Luso-Brasileiro de Tecnologia Infantil e III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Organização: Universidade Federal de Alagoas. Alagoas, Brasil, 30 de outubro – 01 de novembro.

Pereira, S., Brandão, D., & Toscano, M. (2023). Participar é ter voz: conceções e tipos de participação de crianças e jovens portugueses de 11/18 anos. Painel Tecnologias, democracia e risco digital. VII Seminário Luso-Brasileiro de Tecnologia Infantil e III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Organização: Universidade Federal de Alagoas. Alagoas, Brasil, 30 de outubro – 01 de novembro.

Pereira, S. (2023). Projeto bYou: um estudo das vivências e expressões das crianças e jovens sobre os media. III Seminário Dar Asas ao Saber, Escola Superior de Educação de Setúbal, IPS.  Setúbal, Portugal, 27 de outubro.

Pereira, S. (2023).  Construindo competências para o mundo atual: Educação Mediática na sociedade digital. “Seminário MultiRio 30 anos – Criatividade fazendo escola”, promovido pela MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda., empresa vinculada à Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio (MAR). Rio de Janeiro, Brasil, 18 de outubro.

 Pereira, S., Toscano, M., Menezes, M., & Jardim, C. (2023). Participation through the lenses of children and youth in Portugal: conceptions, forms and reasons for participating and not participating. Conferência Disrupted or disruptive audiences? From reception to participation in a post-truth era. Organização: Secção Audiências da European Communication and Education Association (ECREA) em parceria com a SOPCOM, a Universidade Lusófona e a Universidade NOVA. Porto, Portugal, 12-14 de setembro.

Pereira, S., & Toscano, M. (2023). Information and disinformation: practices and perspectives of Portuguese adolescents. IAMCR 2023 Conference Inhabiting the planet: Challenges for media, communication and beyond. Lyon, França, 9-13 de julho.

Pereira, S. (2023). Os sons do mundo: a informação e a atualidade na escola. Seminário Educação (trans)Formar o Presente. Organização: Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, da Rede de Bibliotecas Escolares, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da Rede de Bibliotecas de Tondela e do Município de Tondela. Tondela, Portugal, 28-29 de abril.
Pereira, S. (2023). Making young people connected, informed and critical. Webinar #MyDigitalMe: Connected. Informed. Critical Organização: ERYICA – European Youth Information and Counselling Agency no âmbito do European Youth Information Day 2023, 17 de abril.
Pereira, S., & Brandão, D. (2023). Media e tecnologias digitais nos quotidianos de crianças e jovens: impacto na vida social. Comunicação no XII Congresso Português de Sociologia. Organização: Convento de São Francisco e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal, 4 a 6 de abril.
Pereira, S. (2023). Dar voz às crianças e aos jovens: objetivos e metodologia do projeto bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio La participación como competencia clave en la educación mediática apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid. Segovia, Espanha, 30 e 31 de março. 
Pinto, M. (2023). Criar espaço, escutar e participar: notas introdutórias. Intervenção no âmbito do Simpósio La participación como competencia clave en la educación mediática apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid. Segovia, Espanha, 30 e 31 de março. 
Costa, C. (2023). Consumo e produção mediática de crianças e jovens: uma leitura a partir do inquérito do projeto bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio La participación como competencia clave en la educación mediática apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid. Segovia, Espanha, 30 e 31 de março. 
Toscano, M. (2023). Conceções e tipos de participação de crianças e jovens: uma leitura a partir dos grupos focais do projeto bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio La participación como competencia clave en la educación mediática apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid. Segovia, Espanha, 30 e 31 de março. 
Brandão, D. (2023). Promover a expressão e a participação de crianças e jovens: o mural de expressões bYou. Intervenção no âmbito do Simpósio La participación como competencia clave en la educación mediática apresentado no IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid. Segovia, Espanha, 30 e 31 de março. 

Pereira, S. (2023). Do acesso à participação: práticas mediáticas e cultura participativa de crianças e jovens. Intervenção no âmbito do Seminário O futuro da educação está aqui. Verso e reverso do acesso aos dispositivos digitais-ecrãs. Organização: Fundação Manuel Leão. Vila Nova de Gaia, Portugal, 1 de março.

Pereira, S. (2023). A pedagogia da comunicação e dos media na escola. Intervenção no âmbito do 3º Congresso das Escolas – A Pedagogia das Escolas”. Organização: Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Associação dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo, Associação Nacional de Dirigentes Escolares e  Associação Nacional de Escolas Profissionais, em parceria com o Município de Braga. Braga, Portugal, 3-4 de março.

2022

Pereira, S. (2022). Children and young people as media consumers: the next step is participation. International Webinar Digital Youth – Skills and Literacy. Organização: Observatório da Juventude dos Açores (OJA) em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores e Governo da Região Autónoma dos Açores. Açores, 15 de dezembro.

Brandão, D., Martins, N., Almeida, N. & Correia, C. (2022). Interactive and participative digital design strategies and tools: a study of websites for youngsters. ECREA 2022: 9th European Communication Conference, Universidade de Aarhus. Dinamarca, 19-22 outubro.

Pereira, S., Toscano, M., Pinto, M. (2022). Children and young people media repertoires: a Portuguese study. “ECREA 2022, 9th European Communication Conference”, Universidade de Aarhus. Dinamarca, 19-22.

Pereira, S. (2022). O que (não) fazemos com as tecnologias: a comunicação e a expressão como competências fundamentais. “Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias”. Organização: Instituto Politécnico de Viseu. Viseu, Portugal, 21-22 de outubro.

Pereira, S., Toscano, M., Brandão, D., Pinto & D., Costa, C. (2022). Children’s media worlds in their own words: results of a quantitative study with Portuguese young audiences.1st International Conference on Child Studies”. Organização: Universidade do Minho, Universidade do Minho, Braga, 13-15 de setembro.

Pereira, S., Pinto, M. & Toscano, M. (2022). Media in everyday life: first results of a study with Portuguese children aged 11-18 years old. Comunicação apresentada na “Conferência IAMCR”, 11 a 15 de julho.

Pinto, D., Pereira, S., Costa, C. & Jardim, C. (2022). Children, young people and participation in and through the media: A systematic literature review. Comunicação apresentada na Conferência IAMCR 2022, 11 a 15 de julho.

Pereira, S., & Toscano, M. (2022). Studying children’s media practices: methodological and ethical challenges. Comunicação na Conferência “Media and Publics”, Roskilde University. Dinamarca, 28-29 de abril.

2021

Pinto, D., & Pereira, S. (2021). Health information – Where do teens get it?  Apresentação na “8th ECREA European Communication Conference, 6-9 de setembro (online).

Pereira, S. (2021). As crianças e os ambientes digitais. Conferência no “XIX Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI)” e “I Encontro Nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ENEF)”. Campus Universitário Lagoa Nova. Natal, Brasil, 22-24 de setembro (online).

Pereira, S., & Brandão, D. (2021). bYou – Presenting a research project about children and young people’s experiences and expressions of the media. Conferência online “Media Education Research Section (MER)” e da conferência anual da “International Association for Media and Communication Research”, IAMCR Online 2021. Organização: United States International University. África, 11-15  de julho.

Pereira, S., & Toscano, M. (2021). Media literacy in the school library: outlining a plan for action. Comunicação no “International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021)”, Campus do Instituto Politécnico de Portalegre. Portalegre, Portugal, 15-16 de julho (online).

Pereira, S., Brandão, D., e Pinto M. (2021). bYou: A research proposal about and with children and youngsters as creative agents of change through the use of the media. Apresnetação na “12th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics” associada à “Conference Track Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies”. AHFE 2021, Nova York, Estados Unidos, 25-29 de julho (online).

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt