Publicações

Artigos

Costa, C., Pereira, S., Brandão, D., Pinto, D., Jardim, C. (2025). Children and youth participation in digital environment: A systematic literature review. In: Brandão, D., Martins, N., Duarte, E. (eds). Perspectives on Design and Digital Communication V. Springer Series in Design and Innovation, vol 50. Springer, Cham. https://doi.org/10.14198/MEDCOM.27883

Pereira, S., Fillol, J., Brandão, D., &  Neumann, M.(2025). Under the microscope: children and young people’s use of media and mobile phones in Portugal. Revista Mediterránea de Comunicación, 16(1), e27883. https://doi.org/10.14198/MEDCOM.27883

Pereira, S., Fillol, J., Brandão, D., &  Neumann, M.(2025). Bajo el microscopio: La utilización de los medios de comunicación y los teléfonos móviles por niños y jóvenes en Portugal. Revista Mediterránea de Comunicación, 16(1), e27883. https://doi.org/10.14198/MEDCOM.27883

Pereira, S., & Mourão, M. (2024). Zig Zag radio: The foundations of a public Internet radio for children in Portugal. Estudos em Comunicação, 2(39), 173–187. https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1445

Pereira, S., Brandão, D., Neumann, M., & Toscano, M. (2024). Children and young people’s views on disinformation: A qualitative study from Portugal. Catalan Journal of Communication & Cultural Studies, 16(2), pp.177-195.  https://doi.org/10.32870/cys.v2024.8809 

Pereira, S., Brandão, D., Neumann, M. & Mourão, M. (2024). Cartografía de las prácticas mediáticas de niños y jóvenes en Portugal. Comunicación y Sociedad, e8809, (pp.1-28).  https://doi.org/10.32870/cys.v2024.8809 

Pereira, S., Brandão, D., Neumann, M. & Mourão, M. (2024). Mapping media practices of children and young people in Portugal. Comunicación y Sociedad, e8809, (pp. 1-26). https://doi.org/10.32870/cys.v2024.8809

Pereira, S., Brandão, D., & Toscano, M. (2024). “Participar é ter voz”: Conceções e tipos de participação de crianças e jovens portugueses de 11-13 anos. In F. H. Pereira, F. I. da S. Ferreira, & C. I. dos Anjos (Eds.), Anais do VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (pp. 1262-1273). Universidade Federal de Alagoas. https://ud10.arapiraca.ufal.br/repositorio/publicacoes/5203

Brandão, D., & Pereira, S. (2024). “Grita, diz, faz, expressa-te!” Uma campanha para promover a expressão de crianças e jovens sobre os media. In F. H. Pereira, F. I. da S. Ferreira, & C. I. dos Anjos (Eds.), Anais do VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (pp. 1237-1253). Universidade Federal de Alagoas. https://ud10.arapiraca.ufal.br/repositorio/publicacoes/5203

Pereira, S., Brandão, D., Costa, C., Toscano, M. & Pinto, M. (2023). La participación como competencia clave en la Educación Mediática (capítulo com apresentação audiovisual). In R. Collado Alonso & B. de Frutos Torres, Iniciativas y propuestas en Educación Mediática y Competencia DigitalFragua Editores.

Mourão, M., & Pereira, S. (2023). Pode a rádio dar mundo às crianças? O caso da Zig Zag, uma rádio para o público infantil . Observatorio (OBS*), 17(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS17120232254

Pereira, S., Brandão, D. & Pinto, M. (2021). bYou: A Research Proposal About and with Children and Youngsters as Creative Agents of Change Through the Use of the Media. In D. Raposo, N. Martins & D. Brandão (eds), Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol. 277. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-80415-2_12 

› Este artigo foi distinguido com o prémio AHFE 2021 Best Paper Award:

Teses de doutoramento

 

Figueiredo, M. (2024). Cineclubes e a educação para o cinema das crianças e jovens: itinerários portugueses e brasileiros [Dissertação de doutoramento, Universidade do Minho]. RepositórioUM. https://hdl.handle.net/1822/89275

 

TESES de mestrado

Murcela, M.D. (2024). Literacia sonora entre estudantes do 1º e 3º ciclo: Um estudo de caso [Trabalho de Projeto]. Universidade do Minho

 

Almeida, N. (2023). Estratégias e ferramentas de design digital interativo e participativo: um estudo de websites para jovens. [Tese de mestrado, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave]. CiencIPCA: Repositório do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. http://hdl.handle.net/11110/2586

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt