Resumo

Quando em dezembro de 2019 a revista americana Time elegeu a jovem sueca de 16 anos Greta Thunberg como personalidade do ano, pelo seu ativismo ambiental, a sociedade adulta dava sinais de reconhecimento e de escuta das vozes dos mais novos. O ativismo juvenil não é um fenómeno novo, contudo, o movimento a nível mundial de alerta para as alterações climáticas, liderado por Thunberg, a cobertura mediática que esse movimento recebeu, a sua propagação pelas redes sociais, o impacto ao nível dos líderes políticos e de instituições como a ONU, ilustraram o que a Sociologia da Infância tem procurado salientar e reconhecer – as crianças e jovens como atores sociais e agentes de mudança. O papel dos jovens foi vivamente mostrado e comunicado pelos próprios, à escala global, através do ativismo e protagonismo que assumiram por esta causa social. Partindo das potencialidades desta cultura participativa, pretende-se com este estudo dar a vez e a voz a crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos (6º, 9º e 12º ano) com o intuito de conhecer e problematizar uma das suas experiências quotidianas globalmente mais partilhada – a sua relação com os media.

 

Reconhecendo a infância e a adolescência como processos dinâmicos e considerando as crianças e jovens não como projetos de futuros adultos, mas antes como sujeitos do e no presente, o projeto, ao centrar-se em três faixas etárias distintas, pretende construir um olhar evolutivo que dê conta do que permanece e do que muda em termos de práticas e vivências mediáticas. Através das vozes de crianças e jovens, procura- se entender os seus mundos à luz dos desenvolvimentos tecnológicos que possibilitam, mas não garantem, que essas vozes sejam proferidas, escutadas, reproduzidas e partilhadas. Os atuais desafios societais tornam crucial que as suas expressões sejam consideradas para enriquecer e qualificar projetos e políticas públicas que lhes digam respeito. São estas ideias que dão nome ao projeto: bYou–be you (sê tu) e by you (por ti).

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt