Entre os dias 24 e 31 de outubro, a UNESCO realizou a Global Media and Information Literacy Week: The New Digital Frontiers of Information: Media and Information Literacy for Public Interest Information. Os temas de destaque debatidos ao longo desta semana foram o papel da literacia mediática e os desafios impostos pela inteligência artificial. Quais são as competências necessárias para navegar no complexo ecossistema da informação? Como tornarmos o ambiente digital mais inclusivo?
Em 2011, em Marrocos, a Assembleia Geral da ONU instituiu a realização de um evento dedicado à literacia mediática para endereçar os inúmeros desafios relacionados com o consumo e com a produção de vastas quantidades de informação. No entanto, há a premência para a população em geral e, sobretudo, para as gerações mais jovens, conhecerem os mecanismos de funcionamento dos media para diferenciar a informação da desinformação, e estarem aptas a protegerem a sua privacidade.
A literacia mediática está intimamente associada à compreensão crítica sobre o papel exercido pelos media no nosso quotidiano para que possamos adotar decisões conscientes acerca do seu uso.
A Global Week promovida pela UNESCO é uma importante plataforma para pensarmos sobre os desafios impostos pelo ambiente digital, unindo distintos segmentos da sociedade civil, escolas e agências governamentais. Os esforços conjuntos ampliam a efetividade das ações, em especial, para oferecermos às crianças e jovens um ambiente mais seguro.
Para informações adicionais, www.un.org
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