Transformar a educação: Declaração da Juventude

Os efeitos da Pandemia Covid 19 sobre os sistemas educativos tornaram ainda mais visíveis e mais acentuados alguns dos problemas com que já se confrontavam: desigualdades e exclusão geradas por diferentes fatores (pobreza, etnia, língua, deslocação forçada, género, orientação sexual, religião…); falta de qualidade e relevância face a um mundo em profunda mudança e incerteza.

A Cimeira sobre a Transformação da Educação (Transforming Education Summit), promovida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, no passado mês de setembro, surgiu da urgência de pensar soluções que conduzam a que nenhuma criança, nenhum jovem, fique para trás, usufruindo plenamente do direito à educação. Uma educação que se pretende de qualidade, inclusiva e que forneça as competências para todos continuarem a aprender ao longo da sua vida, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  n.º 4 (Educação de Qualidade), da Agenda 2030.

A preparação e realização da Cimeira envolveu especialistas e responsáveis políticos de mais de 130 países e, naturalmente, os próprios destinatários da educação, crianças e jovens de todo o mundo. Do seu envolvimento e mobilização em fóruns e consultas abertas surgiu uma Declaração da Juventude sobre a Transformação da Educação (Youth Declaration on Transforming Education), disponível em várias línguas na respetiva página.

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt