Um jogo de tabuleiro para aprender mais sobre a Constituição

No rescaldo das Eleições Legislativas e com o 25 de Abril à porta, o jogo de tabuleiro “Constituição” pode ser uma forma divertida de falar com crianças e jovens sobre democracia, direitos, liberdades e garantias. 

Pensado para maiores de oito anos, este jogo foi uma ideia da Associação Beira Serra (da Cova da Beira) e da Triciclo Editora, que queriam criar um meio lúdico e pedagógico de promover a cidadania e a participação dos elementos mais jovens da sociedade. 

Se a ideia surgiu da Associação e da editora, o desenvolvimento do jogo envolveu a participação de 190 crianças, que deram sugestões e opiniões para chegar à versão final do produto. 

Trata-se de um jogo de tabuleiro que tem casas de avanço, de recuo e casas especiais. Dependendo em que casa calhem, os participantes têm que responder a perguntas, fazer mímica ou mesmo coligações. Já os pontos contam-se em cravos: quem conseguir mais ganha.

“Constituição – O jogo” pode ser comprado por 18 euros no site do próprio Parlamento Português, (https://livraria.parlamento.pt/products/jogo-da-constituicao) onde se explica que o projeto “foi criado no âmbito do Projeto Civitas, financiado pelo Active Citizens Fund, através da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya Barreto, e contou com a consultoria científica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e o acompanhamento da Assembleia da República”.

 

[Imagem Associação Beira Serra]

Mais informarções em byou@ics.uminho.pt